top of page

Checklist para morar na Itália em 2023

Está pensando em programar uma mudança para a Itália em 2023? Bom, existem uma série de coisas a serem feitas antes que essa mudança aconteça. Por isso, no post de hoje, darei dicas de algumas coisas que você precisa providenciar antes da sua chegada na Itália, então, presta atenção porque sem dúvida você vai precisar de cada uma delas!


Deixar uma conta aberta em banco brasileiro


Não cancele sua conta/cartão, pelo contrário: ao decidir vir para a Itália, lembre-se que será muito comum fazer remessas internacionais de dinheiro, por isso, deixe tudo funcionando, aplicativo do banco instalado no telefone, porque garanto que será muito útil para você no dia a dia.


Além disso, você precisará fazer remessas internacionais quando estiver morando na Itália, seja para enviar dinheiro para o Brasil quanto para enviar o dinheiro que você deixou no Brasil. Por isso, entre as alternativas que você possui, sugiro que abra uma conta no Wise, uma plataforma que permite que você faça transferências internacionais, e que também te permite ter uma conta na Europa. Sendo assim, você consegue emitir um cartão de débito deles, enviar seu dinheiro do Brasil para essa conta, e usar seu cartão Wise na Itália ou em vários outros países.


Fazer uma procuração em seu nome


Sei que dificilmente você utilizará, mas uma procuração pode ser muito útil caso alguma emergência aconteça e você não possa estar presente, assim evitará ter que ir ao consulado e providenciar (na Itália) uma procuração. Eu, por precaução, deixaria uma com alguém de minha confiança no Brasil.


Faça a declaração de valor


A declaração de valor (Dichiarazione di valore in loco) se faz no consulado italiano no Brasil e serve para comprovar seus estudos na Itália. É com ela que você pode entrar em uma universidade, dar continuidade nos estudos, conseguir um emprego ou fazer um curso técnico, além de ser usada quando se faz a validação de diploma. Na dúvida, traga também seus documentos estudantis: históricos, diplomas e certificados.


Uma dica importante é: tudo no consulado italiano demora muito, então quanto antes você puder, tente entrar em contato e ver como funciona no consulado que atende sua região. Quando você escolhe emitir a declaração para dar continuidade nos estudos ela é gratuita (para tal finalidade, será necessário apresentar uma carta que comprove um vínculo entre o estudante e a Universidade ou o Instituto de formação italiano), caso contrário, você paga uma taxa pela emissão que é calculado pelo consulado no momento da solicitação.


Emitir a PID + Tradução em italiano da carteira de habilitação


Você, como brasileiro, terá um ano para dirigir na Itália usando sua CNH brasileira sem o menor problema, porém, junto a ela, precisará, caso necessário, a PID (Permissão internacional para dirigir) que você emite no Detran, e traga também uma tradução juramentada da sua carteira, porque ela também poderá ser útil em algum momento.


Mas Pri, muitas pessoas falam que a PID não é necessária, e sim a tradução da carteira: sim, por um lado é verdade, somente a tradução basta. Porém, sabemos de casos onde pediram a PID, então foi criada a ideia de que é melhor previnir do que remediar, e como não é um preço muito alto para emissão do documento, muitas pessoas optam por fazer. Caso você não queira, não deixe de fazer de forma alguma a tradução juramentada.


Traga laudo médico traduzido (caso tenha alguma patologia)


Se você tem alguma doença crônica, ou faz uso constante de medicamentos que exigem prescrição médica, traga um laudo traduzido (e juramentado) para italiano de seu médico no Brasil para que o apresente a seu futuro médico na Itália; isso será de extrema importância.


Em relação a medicamentos, traga os que você utiliza para um total de 6 meses, assim você tem tempo de se regularizar no país, emitir a tessera sanitaria (documento de saúde) que te permite escolher um médico que vai te acompanhar e emitir receitas e encaminhamentos sempre que precisar. Se você faz uso de anticoncepcional, traga também o suficiente para alguns meses porque aqui é necessário ter receita para comprá-lo.


Verifique a validade dos seus documentos pessoais como CNH e Passaporte


Renovar documento brasileiro na Itália pode ser algo bem chato e que gere bastante empenho, então, antes de vir, deixe tudo já encaminhado, principalmente se tratando de carteira de motorista; confira tudo, bem como a validade do seu passaporte que precisa estar em dia para seu embarque (validade de pelo menos seis meses adiante da data da passagem de retorno).


Carteirinha de vacinação das crianças e histórico escolar


Não esqueça de trazer a carteirinha de vacinação das crianças, e agora, em época de pandemia, a carteira de vacinação de vocês adultos também, ela vai ser necessária, bem como o certificado que o SUS está emitindo atualmente para pessoas que se vacinaram contra a COVID-19.


Além disso, lembre-se dos documentos escolares das crianças: muitas escolas não pedem, mas, por segurança, traga histórico traduzido e apostilado. No momento da matrícula de crianças pequenas, a carteira de vacinação poderá ser exigida, bem como os documentos pessoais dos pais.


Faça uma planilha de custos e gastos


Agora que você já organizou todos os documentos que você sabe que precisa (seja documentos escolares, os necessários para sua cidadania ou os documentos de saúde), trocou real para euro e abriu sua conta na Wise, e chegou na etapa de iniciar a escolha da cidade para morar etc., é preciso pôr tudo no papel, e uma coisa que ajuda muito é fazer planilhas!


Claro que aqui fiz um checklist que não precisa necessariamente fazer uma coisa de cada vez e nem deixar para fazer tudo em cima da hora. Um bom planejamento é feito com calma, com uma boa margem de tempo para que se resolva imprevistos, e para que tenhamos uma visão melhor do projeto e de tudo que ainda precisamos fazer a tempo.


Durante esse preparo, escreva o que irá gastar antes de vir para cá, como, por exemplo, os gastos com emissão de documentos, compra de passagens, seguro viagem etc.; veja quais serão os custos da viagem em si e as despesas assim que chegar no novo país, e isso te ajudará a entender melhor se está preparado ou quanto tempo de preparação será necessário para pôr esse projeto em prática. Mas isso é para ser feito com antecedência, porque só assim saberá quanto tempo levará para ter a quantia suficiente para que esse projeto saia do papel e se concretize.


Providencie seguro saúde, carta convite e passagem de retorno


Se você ainda não for cidadão italiano, não esqueça de providenciar o que eles pedem na imigração: comprovação financeira, seguro saúde, passagem de saída do espação Schengen e comprovação de hospedagem! Inclusive, se você quiser indicação de uma ótima empresa de seguro viagem, clica aqui e faça uma cotação, é indicação Coisas que eu sei.


Mas Pri, e seu eu for italiano (a) e minha esposa (o) for comigo, ela (e) também vai precisar da passagem de volta mesmo eu sendo italiano e passando juntos na imigração na fila dos europeus? Essa pergunta eu recebo com uma frequência enorme, e a resposta é SIM, ele precisa não só da passagem, como do seguro viagem, comprovação de renda e de hospedagem. O fato de ser sua esposa (o) ajuda sim, porque vocês tem o direito de estarem juntos, mas a esposa (o) nesse caso é apenas brasileira (o), ainda não possui nenhum documento italiano que permita que more na Itália, por isso, enquanto não possuir um documento de estadia no país (permesso di soggiorno), o brasileiro que acompanha seu cônjuge para a Itália, continua tendo que cumprir os requisitos de um brasileiro, independente do seu casamento com um cônjuge italiano.


Organize uma pasta com todos os seus documentos


Nada de enviar na mala despachada! Fique com eles por perto, bem-organizados, de preferência na bolsa de mão ou na bagagem que leva com você na cabine, mas por favor, preste atenção para não os perder, principalmente seu passaporte!


Lembre-se de só apresentar documentos se os mesmos forem exigidos, caso contrário, deixe eles bem guardados com você. Chegando na Itália a mesma dica tem que ser levada em conta: guarde em um lugar em sua casa que se lembrará de onde está, e tenha sempre fotocópias prontas deles porque é algo que usamos muito aqui na Itália devido à solicitação dos órgãos italianos.


Planejamento vida na Itália em dia


Claro que existem um planejamento gigante para esse projeto, planejamento que engloba estudar as burocracias italianas, aprender sobre emissão de documentos, estudo sobre vagas de emprego e currículos, pesquisa sobre cidades italianas e aluguel de imóvel, tudo isso e muito mais. Por isso, além de itens indispensáveis para seu checklist, você precisará junto a isso fazer um planejamento que envolve vários pontos de estudo e preparo, por isso, quando tomar a decisão, comece seus estudos sobre o novo país e tudo o que esse projeto envolve.

bottom of page