COMO É MORAR EM UMA CIDADE PEQUENA NA ITÁLIA

Chegou a hora de iniciar seu planejamento de mudança para a Itália, e uma das dúvidas mais recorrentes é: onde morar? Pensando nisso, hoje o post é sobre morar em uma cidade pequena na Itália! Mas, por que cidade pequena? Bom, muitos levam em consideração o custo e a qualidade de vida, e muitas vezes se vêem “presos” na opção de escolher um lugar menor. Mas quais as vantagens e desvantagens em morar numa cidade pequena na Itália?


DIFERENÇA ENTRE CIDADE PEQUENA E VILAS

Antes de mais nada, você precisa entender o que é uma cidade pequena na Itália. O país é composto de muitas cidades menores, e muitas são tão pequenas que são consideradas vilarejos. Ou seja, uma cidade de 3 ou 5 mil habitantes é muito comum, e eu particularmente não recomendo muito caso você dependa de trabalho. Já uma cidade com 20 mil ou mais habitantes, já é algo a ser analisado. Porém, atenção, existem cidades de 20 mil habitantes que ficam muito afastadas, em alto de montanhas, e que ficam longe de grandes centros, o que pode dificultar em seu recomeço no país. Mas, existem muitas com 20 a 70 mil habitantes que ficam bem localizadas.

Vou dar um exemplo para você entender melhor: moro em Pontedera, uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes aqui na Toscana. Porém, é uma cidade interessante pois fica a apenas 15 minutos de trem de Pisa (cidade turística) e a 40 minutos de Firenze (grande centro na Toscana); ou seja, apesar de ser pequena, é bem localizada, além de ter um bom transporte público, indústrias, comércio etc., mas isso falaremos melhor nos próximos tópicos.


TRANSPORTE PÚBLICO EM CIDADES PEQUENAS NA ITÁLIA

Um dos fatores essenciais ao escolher uma cidade pequena para viver é sobre como será a sua locomoção, não só dentro da cidade, mas principalmente para outras localidades. Antes de mais nada, você precisa analisar o tópico anterior: cidades extremamente pequenas são escassas de transporte público, já cidades um pouco maiores você encontrará uma maior facilidade nesse aspecto.

Antes de mais nada, entre no Google Maps, coloque a cidade onde pretende morar, e veja como é sair dessa cidade de transporte público: veja para onde você poderia ir e de quanto em quanto tempo saem os ônibus e/ou trens. Outro detalhe importante é ver se tem estação de trem na cidade: isso é essencial, uma vez que usamos muito o trem aqui na Itália.

Essa questão de transporte é tão séria, que não adianta você morar em um local pequeno e não conseguir sair de lá. Em alguns casos, cogite ter um carro, porque se a cidade te agradou, fica perto de uma cidade maior, porém o transporte público é ruim, você terá que investir em um carro para poder se locomover.


COMO É O COMÉRCIO LOCAL?

Outro fator muito importante a ser analisado é: o que tem nessa cidade pequena que você pretende morar? Lugares como: farmácia, supermercados, lojas de produtos para higiene, lojas para animais etc. Além disso, veja sobre escolas se você tem filhos menores de idade! Mas, esse tópico abordaremos mais a frente no post.

Farmácia e supermercado são itens que não podem faltar em uma cidade! Mesmo que sejam menos opções e que não sejam grandes redes, é fundamental ter acesso a isso no dia a dia! E claro, a mesma dica serve ara vários pontos: veja se a cidade fica próximo a uma maior, assim você tem acesso à outras lojas, um comércio maior etc.


ONDE FICA A CIDADE PEQUENA QUE VOCÊ QUER MORAR NA ITÁLIA?

Como já comentado ali em cima, é fundamental que você veja sobre a localização da cidade! Morar em uma cidade pequena não é um problema, pelo contrário, traz inúmeros benefícios, mas principalmente se você tiver que trabalhar em um lugar maior, escolha cidades que ficam bem localizadas no mapa!

Vou te dar um exemplo: existem grandes centros com mais opções de trabalho na Itália, como Milão, Roma, Torino, Florença, Bolonha etc. Não pense que morar perto dessas cidades te custará tanto porque não custará, você só precisa pesquisar bastante! Outra coisa a ser analisada é que é muito comum morarmos “longe” de onde trabalhamos, ou seja, morar ao arredor de Milão e gastar uma hora de trem para chegar na cidade é super comum!

O transporte público (se sua cidade tiver acesso, como muitas têm) funciona muito bem! Os trens e metrôs são bons, e muitas vezes você gastará entre 20 e 40 minutos para se locomover até uma cidade maior! Veja quais são as cidades grandes que te interessa, abra o mapa, veja quais são as cidades pequenas ao arredor, coloque uma faixa de tempo para locomoção maior também, veja se tem transporte e qual a frequência, ou veja a rota de carro (caso for comprar um) e comece a criar sua lista de cidades para morar!


MORAR EM CIDADE PEQUENA NA ITÁLIA COM FILHOS MENORES DE IDADE, É UMA BOA ESCOLHA?

A resposta é sim e não. Tudo depende de como é essa cidade e o que tem nela! Tem cidade que quase não tem crianças e adolescentes pelo fato de serem muito pequenas! Escolha cidades medianas (com 40 mil ou mais habitantes), principalmente se tiver filhos adolescentes: recomeçar em outro país já é difícil para eles, se a cidade não tiver nada para fazer, será pior ainda.

Ou então, veja se ele poderia estudar em uma cidade maior que fique próxima, ou se teria opções de lazer e, principalmente, ao escolher uma cidade pequena, veja se tem opções de escola para não passar aperto na hora da matrícula.


SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA

Geralmente, a Itália com um todo é um país bem seguro! Quem vem em busca de qualidade de vida, certamente encontrará! E não seria diferente em lugares menores, pelo contrário, a tranquilidade é muito maior, e consequentemente, a segurança também. Por isso muitas pessoas preferem um local pequeno: eu particularmente adoro essa sensação de menos caos que encontro em cidades menores.

Por isso que eu vou repetir mais uma vez o que já escrevi lá em cima: morar em uma cidade pequena é ótimo, mas veja fatores como localização e transporte, assim estará em um ótimo lugar, mas ao mesmo tempo conectado com outros lugares que venha a precisar.


DIFERENÇA ENTRE CIDADE PEQUENA NORMAL E HISTÓRICA

Para finalizar, entenda que existe uma diferença entre cidade pequena normal e cidade pequena histórica! Nem toda cidade pequena na Itália é turística, ou com uma arquitetura bonita, medieval etc. E isso contará muito no estilo de vida na cidade: geralmente lugares pequenos, porém históricos, atraem mais turistas, têm mais coisa a se fazer, e é mais bonito no dia a dia! Ou seja, além dos benefícios da cidade pequena, você ainda encontrará belas paisagens que melhorarão ainda mais sua qualidade de vida. Mas nem toda cidade é assim.

É bem comum cidades normais, ou seja, sem terem um centro histórico, sem muito o que ver e visitar, paisagens normais, enfim. E isso pode te impactar (e muito), uma vez que temos em mente sempre que toda cidade na Itália é medieval ou tem paisagens lindas, sendo que em alguns casos, não é assim! Mas isso é um problema? Nem tanto, mas acho interessante ressaltar só para você entender como funciona!

Antes de escolher a cidade, dê uma olhada nas imagens no Google, assim terá noção de como o lugar realmente é!

Gostou da dica de hoje? Compartilhe esse post com algum amigo, e aproveite para ver o bate papo que tive com meu esposo, Chrystian, lá em nosso canal do YouTube, Coisas que eu sei, onde falamos sobre nossas experiências e ponto de vista sobre as 3 cidades que já moramos aqui na Itália!