COMO MORAR LEGALMENTE NA ITÁLIA

Além de vir para a Itália como um cidadão italiano (ou europeu), existem outras formas de se legalizar no país. Mas, é importante ressaltar que, para qualquer emissão de visto para viver legalmente aqui, você deverá fazer parte do trâmite estando ainda no Brasil, e não quando estiver na Itália com o visto de Turista. Vamos abordar resumidamente algumas formas que você poderia fazer para vir morar legalmente no país.


VISTO DE ESTUDO PARA A ITÁLIA

É um dos meios atuais mais fáceis de morar na Itália para quem não é cidadão europeu. O visto te permite morar no país pelo tempo do curso, e pode ser convertido (mediante disponibilidade) para visto de trabalho, fazendo com que você possa permanecer por mais tempo no país.

Além disso, o estudante tem o direito de trabalhar até 20 horas semanais durante o período que compreende o visto.


VISTO POR MOTIVO FAMILIAR

É um visto que permite a entrada de familiares de estrangeiros que residam legalmente na Itália. Porém, existem algumas regras e leis para a emissão deste visto como: grau de parentesco, renda, condições da habitação etc.

Além disso, as regras mudam para quem é cidadão italiano e quer trazer um parente, em relação a quem tem um permesso di soggiorno e quer fazer o mesmo. Antes de pensar em trazer um parente para a Itália, pesquise e veja quais são os requisitos para tal, existem leis, e elas poderão ser diferentes de cidade para cidade.

Anúncios

VISTO DE TRABALHO PARA A ITÁLIA

O visto de trabalho para a Itália pode ser de três tipos: autonomo, stagionale e suborninato. Para a emissão desses vistos, existe um decreto anual que estabelece o número de vistos que serão concedidos, esse decreto se chama “decreti flussi”. Para que uma pessoa seja contratada, ela deve ter um “datore di lavoro” na Itália, ou seja, um empregador, e essa pessoa (que será contratada) deve ainda estar residindo em seu país de origem. Porém, a emissão deste visto não está fácil! Poucos brasileiros conseguem esse visto, e a maioria consegue porque são transferidos da empresa no Brasil para uma sede na Itália.

Da mesma forma que funciona com o visto de estudo, o visto de trabalho também é feito quando a pessoa ainda está no Brasil, pois parte do trâmite é feito via consulado italiano.


VISTO DE RESIDÊNCIA ELETIVA

O visto de residência eletiva permite a permanência de longa duração (mais de noventa dias) ao estrangeiro que pretende se estabelecer na Itália, e que é capaz de manter-se independente, sem exercer nenhuma atividade profissional.

A pessoa deverá comprovar uma renda anual igual ou superior a 30 mil euros, e comprovar que não fará nenhuma atividade no país com fins lucrativos.


OUTROS VISTOS PARA MORAR NA ITÁLIA

Além destes, existem os Vistos por motivo religioso, por cuidados médicos, visto para negócios entre outros, mas os mais comuns são os citados acima. Você pode também encontrar brechas na lei para a emissão de alguns tipos de permesso di soggiorno, como, por exemplo, para quem tem um filho de menor que vive na Itália, entre outros casos.

Para saber melhor sobre isso, tire suas dúvidas pelo consulado italiano no Brasil, ou busque informações no setor de imigração da Polícia diretamente na Itália, e seja se você se enquadraria em algum caso que te dê direito a se regularizar no país.

Além disso, você poderá viver legalmente no país caso se case com uma pessoa que mora legalmente na Itália, seja um cidadão italiano ou alguém com permesso di soggiorno. E é claro, viverá legalmente aqui sendo um cidadão italiano, mas isso nem preciso explicar, não é mesmo? 😊

3 pensamentos

  1. Amo ler. Já havia visto sobre isso no seu canal no Youtube, mas é tão bom saber mais um pouco sobre o assunto! Obrigada pelo conteúdo.

  2. Boa tarde, minha mãe é casada com um italiano e conseguiu se naturalizar pelo casamento, eu consigo morar na italia legalmente? Já pesquisei bastante n consegui uma resposta para esse meu caso em especifico…

  3. Esse visto de estudo com permissão de trabalho pode ser para estudar italiano ou tem que ser faculdade, pós ou mestrado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.