TRABALHAR “ILEGAL” NA ITÁLIA, VALE A PENA?

Aqui na Itália não existe carteira de trabalho como é no Brasil, e sim: contrato de trabalho. Ou seja, você consegue um emprego, e eles te farão um contrato de trabalho a tempo determinado, ou seja, por um período específico, e depois renovam (ou não) esse contrato, ou a tempo indeterminado, ou seja, sem um prazo específico (esse é o melhor tipo de contrato de trabalho).

Trabalhar sem um contrato de trabalho é trabalhar “a nero“, ou seja, de forma ilegal, e isso é proibido, podendo resultar em grandes multas tanto para o trabalhador quanto para a empresa (ou pessoa etc). Porém, a realidade é que é comum trabalhos sem contrato, porém tenha em mente a diferença das situações nas quais isso pode acontecer.

Quando falamos de trabalhos mensais e fixos, onde você vai até um local frequentemente, você precisa ter um contrato de trabalho, até porque existe uma fiscalização bem forte em cima disso. Mas quando você faz, por exemplo, uma limpeza em uma casa um dia na semana, é muito difícil que te façam um contrato de trabalho para um trabalho que você faz poucas horas e poucas vezes na semana. As taxas para ter alguém “assegurado” são altas, e nesses casos acaba não compensando para quem está contratando assumir essa pessoa.

Na maioria das vezes, pessoas que trabalham sem contrato, ganham um valor a mais na hora paga, e isso chama atenção de muitas pessoas, quem preferem trabalhar sem contrato, só para tentar ter um salário maior.

Eu não sou a favor deste tipo de trabalho sem contrato, porém entendo que para trabalhos esporádicos realmente é difícil ter um contrato, mas quero te alertar para trabalhos sem contrato em relação aos riscos e problemas que isso pode te causar.

Anúncios

TRABALHAR ILEGAL NA ITÁLIA: DIREITOS NÃO GARANTIDOS

Ao trabalhar sem um contrato de trabalho, você perde vários direitos como: férias, décimos terceiro e quarto, aposentadoria, seguro desemprego, entre outros direitos que são assegurados quando temos um contrato e pagamos as taxas para garantir esses direitos.

Além de tudo isso, pode dificultar na sua licença caso aconteça problemas de saúde, você pode ficar sem receber por causa da sua ausência, além de, como citado anteriormente, correr o risco de levar multas e, o pior, não receber o seu pagamento, já que não tem nada que te garante esse direito, apenas a palavra do contratante.


VALE A PENA?

Apesar de ser um trabalho que pode ser melhor remunerado, analise vários fatores e tenha em mente que você precisa estar trabalhando de forma legal para ter seus direitos. Trabalhos esporádicos são comuns sem contrato, mas mesmo assim, avalie a situação e fique atento para não ser passado para trás. Estar seguro é sempre a melhor opção.

E é claro, nunca venha para a Itália morar de forma “ilegal”. Quem tem documento e vive legalmente na Itália acaba gozando dos direitos no país, e ainda assim se dá ao direito de arriscar nesses trabalhos, mas morar aqui sem documento e ainda por cima trabalhando, é um grande risco! Além disso, é difícil a contratação de pessoas sem documentação, até mesmo nesses trabalhos onde não são feitos contratos de trabalho.

Nenhum pensamento

  1. Olá Pricila, tudo bem? Sou cadastrada no seu blog, mas não recebi esse não, vou deixar abaixo meu email pra você enviar pra mim. Obrigada e sucesso pra vc e pro Cristian, beijosss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.