CASAS À VENDA NA ITÁLIA POR 1 EURO

Você sem dúvida já ouviu falar sobre casas que são vendidas por um euro na Itália. Viu em um post do Facebook, em um artigo de blog, vídeo no YouTube etc., mas sempre ficou com a dúvida se isso é mesmo real ou então sobre como funciona na prática.

O projeto Casa a 1 € começou em alguns municípios italianos, com o objetivo de combater o abandono pela população e reviver as áreas em dificuldade. Com esta operação, o Case a 1 euro tenta repovoar aldeias que estão ficando desertas, abandonadas pela população jovem e pela morte dos idosos locais.

Porém, a confusão que muitas pessoas fazem é pensar que basta apenas pagar um euro e viver na casa normalmente, mas não é assim que funciona. Essa iniciativa é presente em várias cidades do país, e cada local pode adotar regras diferentes em relação a essa iniciativa. A maioria dos locais exigem que o comprador reestruture o imóvel em até um ano, dando início no máximo depois de um ano após a compra da casa, e que arque com todas as despesas. Alguns comuni exigem uma garantia de até 5 mil euros, que deve ser pago a prefeitura, em até no máximo dois meses após a compra, como uma garantia de que o imóvel será restruturado (tal reforma deve ser concluída em até 3 anos).


COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?


As propriedades são doadas aos Municípios que, mediante procedimento público, vendem pelo valor simbólico de 1 euro. É claro que existem compromissos que quem compra com o projeto 1 Euro deve garantir:

  • Planeje um projeto de reestruturação dentro de 365 dias após a compra;
  • Pagar as taxas do notário pelo registro (toda a parte relacionada a documentos etc.);
  • Dois meses para iniciar os trabalhos quando todas as licenças forem obtidas;
  • Para garantir a segurança da compra pelo comprador, o Município solicita a contratação de uma apólice de fiança de 5 mil euros, com duração de três anos, que será reembolsada no vencimento.

Para detalhes, o ideal é entrar em contato com os escritórios de construção dos municípios em questão e veja atentamente quais são as exigências do município em questão.

Uma outra informação importante é que é possível deduzir parte do imposto de renda os custos gastos para renovar casas e partes comuns de edifícios residenciais. Além disso, profissionais e empresas que possuem Partita Iva, podem usufruir de descontos, bem como existem alguns benefícios para quem compra o imóvel em relação às despesas dos móveis e grandes eletrodomésticos.

O elenco das cidades onde é possível encontrar casas aderentes a esse projeto, de acordo com o site casea1euro são:

  • Lecce nei Marsi (L’Aquila), Abruzzo;
  • Zungoli (Avellino), Campania;
  • Patrica (Frosinone), Lazio;
  • Cantiano (Pesaro Urbino), Marche;
  • Borgomezzavalle (Verbano Cusio Ossola), Piemonte;
  • Carrega Ligure (Alessandria), Piemonte;
  • Fabbriche di Vergemoli (Lucca), Toscana;
  • Montieri, (Grosseto), Toscana;
  • Ollolai (Nuoro), Sardegna;
  • Nulvi (Sassari), Sardegna;
  • Mussomeli (Caltanisetta), Sicilia;
  • Gangi (Palermo), Sicilia;
  • Regalbuto (Enna), Sicilia;
  • Salemi (Trapani), Sicilia;
  • Sambuca (Agrigento), Sicilia.

Ao entrar no site do comune, você verá se estão abertos ou não os “bando”, ou seja, se a iniciativa de venda está aberta para o período atual ou não. Ali você terá acesso a fotos dos imóveis, e em alguns sites, a planta do imóvel, bem como endereço e outras informações. Além disso, para saber quem pode comprar o imóvel, a recomendação é ver diretamente com o comune, se precisa ser cidadão italiano ou ter um permesso di soggiorno, ou então como funciona e quais são os requisitos.


CASAS POR 1 EURO NA SICÍLIA

A região da Sicília está em primeiro lugar no número de municípios onde você pode comprar casas por 1 euro. Na província de Agrigento, existem os municípios de Cammarata, Bivona e Sambuca. A iniciativa na província de Palermo está presente nos municípios de Termini Imerese e Gangi. Os holofotes também acenderam nos municípios de Salemi (Trapani), Regalbuto (Enna), Mussomeli (Caltanisetta) e Saponara (Messina).


CASAS POR 1 EURO NA SARDENHA

Até alguns municípios da segunda maior ilha da Itália adotaram a iniciativa de casas por 1 euro. Na Sardenha, existem três locais de referência para quem deseja se mudar para a terra ensolarada durante os doze meses do ano: Montresta (Oristano), Ollolai (Nuoro) e Nulvi (Sassari).


CASAS POR 1 EURO NA PUGLIA

Indo de sul para norte, você encontrará a região de Puglia. As casas à venda por 1 euro estão presentes nos municípios de Taranto e Caprarica di Lecce, este último na província de Lecce.


CASAS POR 1 EURO NA CAMPAGNA

A província de Avellino é o protagonista, onde dois municípios optaram por aderir à iniciativa Case por 1 euro. Se você deseja morar na região da Campânia, a escolha pode ser entre Bisaccia e Zungoli.


CASAS POR 1 EURO EM ABRUZZO

Dentro do Parque Nacional Abruzzo, na província de L’Aquila, a pequena cidade de Lecce nei Marsi oferece a possibilidade de comprar casas por 1 euro.


CASAS POR 1 EURO NO LAZIO

A região do Lácio também está incluída na lista do site oficial casea1euro.it. Mérito do município de Patrica, uma pequena cidade a poucos quilômetros da capital da província Frosinone.


CASAS POR 1 EURO NA TOSCANA

A Toscana, uma região famosa pela extraordinária beleza de suas aldeias antigas, oferece a venda de casas por 1 euro nos municípios de Montieri (Grosseto) e Fabbriche di Vergemoli (Lucca).


CASAS POR 1 EURO EM MARCHE

A pequena cidade de Cantiano, localizada na província de Pesaro-Urbino e premiada com o reconhecimento da bandeira laranja, é o representante da região de Marche.


CASAS POR 1 EURO NO PIEMONTE

Borgomezzavalle, uma cidade com pouco mais de 300 almas na província de Verbano Cusio Ossola, é o único município com o qual a região do Piemonte participa do projeto Case por 1 euro.


CASAS POR 1 EURO NA LOMBARDIA

Entre todos os locais mencionados acima, o município de Milão é o mais importante para o número de habitantes que oferece casas por 1 euro. A venda refere-se à área de Bicocca, na periferia nordeste da capital milanesa.

6 pensamentos

  1. Priscila vc ajudaria , o meu esposo a tira a cidadania italiana ou vc não faz esse tipo de serviço? Ou vc conhece alguém que faz ? É teria como me indicar ? O nome do meu esposo é Eliandro onofrio

    Curtir

  2. Gostaria de mais informações sobre comprar imóveis na Itália por 1 €… Sou casada e tenho um filho de 19 anos… Meu marido é técnico de informática, eu trabalho com beleza e meu filho está descobrindo o mundo ainda…. Pretendemos comprar casa e montar uma empresa de tecnologia e uma estabelecimento de beleza….

    Curtir

  3. Ola tudo bem…. maximo seu blog! Aproveitando…. tenho bisavos italianos, inclusive com primos que ja tiraram a cidadania e moram na europa….. Poderia me indicar alguem para que eu pudesse tentar tirar a minha cidadania? Obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.