Como é o clima na Itália em cada estação?

Muita gente que me acompanha, me pergunta como são as estações do ano na Itália, como é a temperatura em determinado mês, o que trazer na mala, ou qual mês escolher para fazer sua viagem, e por aí vai.

Pensando nisso, fiz este post para ajudar você, que vai vir à passeio ou a mudança, a se preparar de acordo com cada estação do ano. Bora lá?

Como são as estações do ano?

Diferente do Brasil, as estações do ano na Itália são muito bem definidas, tanto no norte quanto no sul do país. E é exatamente por isso que é importante pesquisarmos antes de vir para cá, para saber como as coisas funcionam, como serão os dias, qual roteiro planejar, quais roupas são mais adequadas, quais situações evitar e por aí vai.

E é tão impressionante como essa passagem de uma estação para a outra funciona, que nós sentimos a mudança em tudo: no ar, no nosso corpo, na duração do dia, nos animais (acredite). É muito incrível ver que as flores vêm na época certa, as folhas caem quando tem que cair, os dias ficam mais longos com a chegada do verão… isso é fantástico, porque assim vivemos cada época do ano de uma forma diferente com experiências diferentes também.

Janeiro, fevereiro e Março

Vamos começar pelos três primeiros meses do ano! De janeiro até o começo de março, ainda é frio na Itália! Janeiro e fevereiro são os meses mais frios (é inverno), e é comum muita geada e neve em várias regiões. No norte, as temperaturas são menores que a do centro e sul do país (mais frio), então pesquise para qual cidade você está indo, se neva, qual a temperatura média durante esses meses para, dessa forma, saber como proceder em relação às suas roupas e roteiro de viagem.

É importante você saber que o cenário nesses meses pode ser um pouco “deprimente”, digamos assim. Pode nevar muito, o comércio pode estar fechado (não em grandes cidades) e os dias são bem mais curtos (escurece por volta às 16 da tarde).

Em relação à roupa, traga sapatos fechados (de preferência que não molham, porque chove bastante), roupas térmicas, de lã e impermeáveis são muito úteis, bem como toucas, luvas e cachecóis. Evite calça jeans, a não ser que tenha outras por baixo, como uma térmica de ótima qualidade. Dê preferência para calcas estilo legue, mas grossas e quentes. E lembre-se: se for para regiões de neve, use os sapatos adequados e leve roupas impermeáveis.

Sobre os ambientes, não se preocupe porque aqui o aquecimento funciona muito bem. As casas são bem aquecidas, os hotéis, os restaurantes, enfim, tudo é muito bem preparado para o frio, e geralmente é tão quentinho nas lojas e restaurantes que precisamos tirar os casacos se não sentimos calor.

Em relação às temperaturas, varia de acordo com a região, porém temos algo entre mínima de -2 (a sensação pode ser menor, já pegamos sensação de -4 na Toscana) e máxima de 15 graus, porém, como eu disse, irá depender do local, essa é apenas uma estimativa, mas existem locais ao norte, por exemplo, que as temperaturas são mais baixas que a mencionada.

Abril, maio e junho

Agora é a vez da primavera! Final de março até o final de junho, iniciamos uma nova estação. As temperaturas ficam entre 10 graus no começo de abril até maio, e aumentam gradativamente e, em junho, podemos chegar até 28 graus no final do mês.

É um período muito bom, porque não está mais tão frio, a temperatura já fica amena, tornando passeios bastante agradáveis, sem dizer das lindas paisagens por conta das flores! Os dias começam a ficar mais longos, e você já pode arriscar por umas blusas mais leves, deixando os casacos e roupas térmicas de lado.

O dia pela manhã e tarde costuma ser mais quente, e à noite o frio pode voltar, então, nunca saia nessa época do ano confiando no clima que fará de dia, porque pode cair até 10 graus a temperatura na parte da noite.

Nessa época, as coisas são mais caras (relacionadas ao turismo), e você pode encontrar as cidades bem cheias, então se tiver que reservar um hotel, comprar ingressos de museus, etc., faça com antecedência para pagar menos e evitar as filas.

Sobre o que vestir, as calças jeans já podem entrar em ação, e as roupas de frio já podem ser coisas mais leves como: cardigans, jaquetas de couro mais grossas, talvez um casaco caso ainda esteja no mês de abril, enfim, roupas mais leves, blusas de frio menos grossas, e dependendo do local, da até para apostar em sandálias abertas pro começo de junho.

Não se esqueça que a primavera é um mês bem confuso, pois compreende o final do frio e o início do verão, então se você vier de mudança, por exemplo, venha preparado com roupas de frio para abril e metade de maio, e roupas mais leves para maio e começo de junho.

Dica importante: mesmo você tendo uma noção de como será em cada mês, nunca deixe de olhar a previsão do tempo! Ano passado, por exemplo, o frio passou mais rápido, ao contrário desse ano. Então, antes de vir, dê uma boa pesquisada, pois o clima anda bem doido nos últimos anos.

Julho e Agosto

Bom, ali pelo finalzinho de junho, podemos dizer que o bicho já tá pegando,rs. É aqui que se começa o verão, e se prepare, porque Julho e Agosto são os meses mais quentes do ano! Se sua intenção for vir a passeio para conhecer cidades medievais, se prepare, porque são muitas subidas e fazer isso nessa época do ano pode não ser uma tarefa fácil (seria melhor no outono ou primavera). Mas, se sua intenção for litoral, aí não se preocupe, você estará no céu,rs.

As temperaturas variam entre 23 e 31 graus, porém, não se iluda com esses valores, eles mudam rapidamente e a sensação térmica pode chegar aos 45!!! Não é tão comum mas já aconteceu, mas o problema é a umidade, que faz o calor ficar extremamente insuportável!

Traga roupas muito leves, de tecido fresco, evite o jeans, opte por panos mais “geladinhos”, saias, vestidos, regatas, bermudas… De calçado, traga sempre um tênis mas use chinelos e sapatos abertos, serão as melhores opções. E venha preparado para duas coisas: encontrar as cidades muito animadas, cheias de eventos, e também cheias de pernilongos! Então, além do protetor solar, traga também muito repelente, porque será necessário.

Setembro, Outubro e Novembro

Finalmente o outono deu as caras! Em setembro ainda estará calor, mas no final do mês até o final de dezembro, será oficialmente outono. Se vier ainda no começo de setembro, dá para pegar praia, curtir ainda o calor, mas, de acordo com que o final do mês se aproxima, o ventinho frio já vem junto dele.

Nessa época é bem comum chuvas, então lembre de conferir a previsão antes de vir! Em outubro já aposte em roupas mais quentinhas, no começo do mês pode ser algo mais leve, mas já na metade do mês o clima muda bastante e a temperatura começa a cair.

Final de outubro e novembro já está frio, então garanta uns casacos mais grossos, toucas, luvas, sapatos fechados, cachecóis, enfim, é o preparativo para o inverno! Ano passado, em outubro ainda estava um pouco “quente”, mas no ano anterior, já estava bem mais frio. Como eu disse, o clima tem estado bem variado nos últimos anos, então sempre confira a previsão.

As temperaturas variam muito: no final de setembro você poderá encontrar o valor de 28 graus, e em outubro 20, e em novembro, dependendo de onde você vai, temperaturas a 0 grau! Então, lembre de olhar a região, porque varia do norte para o sul.

Dezembro

E vamos para o último mês do ano, que é o mês em que se inicia o inverno (oficialmente falando). A partir de agora, os dias ficam muito curtos (escurece por volta das 16 horas), e serão longos meses de uma Itália bem diferente da do verão: a maioria das pessoas em casa, muitos comércios fecham e só reabrem na primavera, as ruas ficam mais vazias, e por aí vai. Mas, para turismo, não é ruim: as filas estão menores, o preço de tudo no geral também, e você tem a opção d optar por uma viagem de inverno mesmo, como estações de esqui, algo muito comum e praticado pelos italianos, opções é o que não faltam.

As roupas são as mesmas que eu citei nos meses de janeiro e fevereiro, então venha bem preparado, e lembre de fazer o seu roteiro lembrando que os dias serão mais curtos durante o inverno.

Bom, espero ter te ajudado a saber um pouquinho sobre as estações do ano da Itália e como é durante cada mês do ano, e espero que você aproveite sua viagem e que as dicas do post de hoje te ajudem de alguma forma!

Até a próxima!

4 Replies to “Como é o clima na Itália em cada estação?”

  1. Boa tarde minhas criançasNão sei  se leem retorno de email. Só gostaria de agradecer muito o carinho para conosco, estou ADORANDO recebe- Los…Tenho um carinho imenso por vcs 3Estou na lombardia desde 27.02,Minha cidadania está em reta final, No aguardo do NR Do Brasil.Tão logo irei para Varese e meu filho para Alemanha se Deus permitir.Não vejo hora de trabalhar…….Já cansei de férias….Grande abraço e parabéns por trabalhoAbbraccioEnviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.