5 coisas que os brasileiros deveriam aprender com os italianos

Cada povo tem a sua cultura, e é isso que nós torna seres humanos diferentes mas ao mesmo tempo mais completos. Um aprendendo com o outro, vendo no que pode melhorar, no que pode fazer diferente, enfim… e hoje vou comentar sobre algumas características e hábitos dos italianos que, segundo a minha opinião, faria muito bem ao nosso povo aprender e utilizá-los no nosso dia a dia.

1 – Se cobrar menos, ou pelo menos se cobrar no tempo certo

Ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, na Itália as coisas demoram um pouco mais a acontecerem, por exemplo:

  • as pessoas se formam na universidade mais velhas, pois elas podem ingressar na faculdade mais tarde, elas se permitem (e possuem condições para tal) esperar um pouco mais, decidir com mais calma…
  • aqui eles não se cobram no sentido pessoal, eles se casam mais tarde, os filhos vem mais tarde também. Eles dão tempo ao tempo, mas não são cobrados pela sociedade para formar uma família, da mesma forma que somos cobrados no Brasil. E no sentido profissional também: eles não se cobram em terminar a faculdade e já iniciar o mestrado, o doutorado, crescer rapidamente na empresa onde trabalham… Eles correm atrás disso, mas conforme a vontade deles, e não à pressão da sociedade.

2 – Valorizar mais os alimentos que o país produz

Algo que é muito praticado aqui na Itália, é comer o alimento certo na época certa, ou seja, se o alimento é produzido no mês X, eles consumirão aquele alimento apenas naquele período, e darão preferência para pratos à base deste produto.

Para você ter uma ideia, um menu em um restaurante pode variar até 4 vezes no ano, justamente porque em cada estação os produtos produzidos variam. E sim, eles dão muita preferência para consumir os produtos certos, na época certa, e não tentar produzi-los em uma época incorreta.

3 – Não julgar as pessoas pelo modo que se vestem ou pelo o que elas têm

Não podemos generalizar, é claro, mas grande parte dos italianos não está nem aí para a vida alheia. Infelizmente sabemos que não é assim no Brasil: as pessoas julgam sim, principalmente a diferença de classe social.

Aqui, você pode se vestir como quiser, ir pé, de ônibus, pintar o cabelo da cor que quiser, porque de um modo geral, eles não estão preocupados com você. Talvez isso aconteça porque não vemos uma diferença de classe econômica tão grande como vemos no Brasil no sentido que, aqui, pessoas com menor renda, podem ter acesso às mesmas coisas que as pessoas de classe social mais elevada!

A minha experiência neste sentido é muito positiva aqui na Itália.

4 – Aproveitar mais os espaços públicos das cidades

Claro que tudo isso depende do fator “segurança”, mas aqui eles usam muito as praças, os parques. É praticamente um ritual utilizar os espaços públicos, principalmente no verão.

Eles cuidam das praças, dos parques, e fazem daquilo ali um local para comerem, conversarem, sair com a família, dormir e descansar, fazer exercícios e etc. Mas, como falei, tudo isso porque realmente a segurança é um ponto fundamental para que isso aconteça.

5 – Usar o dinheiro com o que realmente vale a pena

Infelizmente no Brasil, o está valor está invertido quando o assunto é ter dinheiro. Nosso foco é sempre comprar um carro zero, ter roupas mais caras, comprar uma casa, e sempre comprar e comprar.

Aqui eles tem um conceito bem diferente. Eles compram menos e vivem mais! Não tem ninguém desesperado para trocar o carro, comprar muita roupa, dividir um telefone em 10 parcelas, etc. Aqui eles viajam mais, investem o dinheiro na família, no lazer, nos estudos… eles vivem mais, e compram menos.

Claro que, sei que os italianos teriam muitas coisas para aprenderem conosco, mas hoje o foco foi a cultura deles! Quem sabe um dia faço um post com o que eles poderiam aprender conosco, que tal?

2 pensamentos

  1. Fez 6 meses que estamos morando na Itália, e tudo o que vc citou é realmente FATO! No Brasil tínhamos muito mais do que temos aqui, e nem por isso somos discriminados. Pelo contrário, tratam a gente por igual. Realmente não se importam com bens materiais, se vc tem um par de tênis de 100€ ou de 15€ no pé. Infelizmente, o contrário disso no Brasil é muito forte! A maioria dos brasileiros são invejosos e gananciosos. Apesar de nunca me importar com status, isso me incomodava muito no Brasil. Nunca liguei pra luxo, e sim conforto… e as vezes recebíamos olhares atravessados por sermos assim, infelizmente. Devemos aprender com os italianos a essência de viver bem!
    Super bjo 😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.