5 Dicas para APRENDER o italiano

Muitas pessoas estão em busca de conteúdo e informações sobre o idioma italiano, isso porque muitas delas planejam vir morar na Itália e querem começar a estudar ainda no Brasil, ou então já chegar no país da bota e correr atrás disso…

E é por isso que no post de hoje, eu vou 5 dar dicas para facilitar esse processo para vocês! Tais dicas vocês podem colocar em prática estando ainda no Brasil ou ao chegar aqui na Itália! Para mim foi muito útil, espero que seja para vocês também.

Frequência

Independente do idioma que você escolha aprender, uma coisa é certa: você tem que ter uma frequência de estudo. Não adianta decidir que esse ano você fará um curso, ou estudará em casa, e não fizer disso um hábito. Por se tratar de um idioma novo e desconhecido, você precisará se dedicar ao máximo e passar a maior parte do tempo se dedicando àquilo. Por exemplo, se for estudar no Brasil, seu contato com a língua será somente naquele momento. Se vier para a Itália, o cenário muda um pouco, pois aqui você terá a condição de vivenciar a língua no seu dia a dia.

Por isso, estabeleça metas, proponha um horário de estudo e de preferência diário, mas não caia na bobeira de começar estudando várias horas por dia porque isso pode te causar exaustão e você desistirá no meio do caminho.

Ouça o idioma

Além da frequência de estudo, faça atenção à escutar o idioma. Não se foque apenas em gramática, conjugar os verbos, escrita, ou até mesmo fazer traduções. Tudo isso ajuda, mas adquirir o hábito de ouvir um idioma é a forma mais eficaz de aprender a língua.

Muitas vezes, com o hábito de ouvir algo, você acaba aprendendo, ou fazendo associações, mesmo que não saiba o que significa a palavra em seu sentido literal. Você pode aproveitar enquanto faz uma caminhada, ou até mesmo dentro do carro enquanto vai para o trabalho, ou então enquanto faz exercício na academia.

Você já reparou que muitas vezes, de tanto escutar uma música em inglês, muitos aprendem a letra sem nem ao menos ter lido? Pois é, o hábito de ouvir um idioma é fundamental para aprender um novo idioma. Por isso, é mais fácil para quem vem a Itália, pois convive com esse contato auditivo diariamente. Por isso, é fundamental que você também faça isso no Brasil, pois certamente te ajudará e muito no processo de aprendizagem da língua.

Pense em italiano

Algo que comigo funcionou bastante, e creio que ajudará vocês, é pensar em italiano. Mas é claro, isso após saber ao menos o básico do idioma, afinal, como você pensará em algo sem nem ao menos conhecer? Eu sei, rs. Mas a partir do momento que você tiver uma noção da língua, ponha em prática no seu dia a dia de, quando for pensar em algo, ou falar alguma coisa, pense em como você diria isso em italiano.

Pode praticar isso sozinho, dentro de casa, ao falar procedimentos básicos do dia a dia como: vou ao mercado, preciso comprar roupa, tenho que tirar a roupa do varal, ou seja, quando tiver a possibilidade, não pense em português. Coloque na mente de pensar naquele momento em italiano, isso te ajudará até mesmo a adquirir a prática de se comunicar mais em italiano do que em português, e, aproveite para fazer isso dentro de casa, é uma ótima oportunidade.

Não tenha medo de falar errado!

Qualquer que seja o idioma, até mesmo o seu idioma nativo, você cometerá (ou cometeu) erros. Pensem comigo, quando nascemos, não estudamos a gramática e a língua para começar a falar, e sim, ouvimos e repetimos o que ouvimos, entendemos  o que aquilo significa e, depois, estudamos as regras e aprendemos mais a fundo aquela língua. Com o italiano será exatamente assim.

Não espere saber falar para começar a falar, o melhor jeito é errando para, assim, saber como seria o correto e, dessa forma, aumentando cada dia mais seu vocabulário. O pior erro que podemos cometer ao aprender um novo idioma é ter medo de falar com receio de cometer erros. Isso é necessário e você precisa estar ciente disso, afinal de contas, como  você aprenderá um idioma sem praticá-lo?

Repetição

A repetição está diretamente envolvida com a frequência. Pensem comigo, se você estabelece uma frequência, e está estudando assunto X hoje, aprendendo, digamos, 10 novas palavras. Se você as repete amanhã, e depois de amanhã, e depois, isso fará com que automaticamente seu cérebro memorize aquelas palavras. Não adianta escolher 10 novas palavras hoje para aprender mas não relembrá-las amanhã, e depois, e assim consequentemente.

Bom, essas foram as dicas de hoje! Futuramente posso fazer outros posts com mais dicas e falando mais um pouco sobre esse idioma maravilhoso, que é o italiano. Arrivederci!!!!

3 pensamentos

  1. Oieee Priiiii adorei esse texto, estamos na Itália há 2 dias, estamos em Schio e falando nisso quando vem pra cá? Hahahahah queremos te conhecer, há e outra coisa ontem no stories do face vi vc falando sobre marca de produtos de mercado, faça isso pelo amor de Deus, fizemos compra mas meu Deus não acertamos, compramos umas coisas horrível.
    Obrigada somos fã do canal

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ciaooo Priscilla! Conheci vc faz um mês pelo Youtube e minha namorada e eu nos divertirmos assistindo seus videos. E claro além de serem engraçados, os vídeos são informativos e muito pertinentes para nós! Estamos indo pra Itália em fevereiro para fazer o processo de cidadania e depois nossa ideia é ficar. E com seus vídeos, alguns medos foram embora ou foram desmitificados! Agradeço imensamente! Um beijo! Nos vemos na bota!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.