Agosto: o mês que a Itália tira férias!

Chegou a estação do ano mais esperada pelos italianos: o verão! E com ele o mês de agosto, que traz o feriado mais famoso do verão chamado: Ferragosto! E é sobre esse feriado que quero falar para vocês no post de hoje!

O que é o Ferragosto?

Durante o mês de agosto, principalmente na semana do dia 15, se comemora o Ferragosto, a festa mais famosa do verão italiano. A origem desse feriado é muito antiga, datando antes mesmo do nascimento de Jesus. De acordo com a história, o Ferragosto (em latim Feriae Augusti) foi fundado pelo imperador Ottaviano Augusto, que determinou que, após o período da colheita, fosse estabelecido uma folga para os trabalhadores poderem descansar depois do árduo trabalho feito na colheita.

Mais tarde, o dia 15 de agosto foi adotado também pela igreja católica, se tornando um feriado no calendário cristão, celebrando a Assunção de Maria aos céus.

Desde aqueles tempos, nessa época se comemoravam várias festas pagãs, com direito a muita comida e bebida, e também era muito tradicional as corridas de cavalos, o que acontece até hoje. Em várias cidades, como em Siena, por exemplo, acontece o que chamamos em italiano de “Palio“, que são corridas muito tradicionais que acontecem bastante durante o verão aqui na Itália.

Como os italianos comemoram esse feriado?

É durante o mês de agosto que a maioria dos italianos tiram dias de férias para ir ao mar, as montanhas, lagos, parques… Esse hábito de sair a passeio começou na década de 20, quando o regime fascista criou os “Trens populares de Ferragosto“, onde era colocado à disposição dos cidadãos das classes sociais menos favorecidas (financeiramente falando) várias ofertas de viagens, com preços baixíssimos e totalmente acessíveis. A partir daí, sair a passeio se tornou algo muito mais acessível e comum para os italianos.

Dicas para o Ferragosto

Se você for viajar nessa época, saiba que poderá encontrar muito trânsito e cidades extremamente lotadas. Opte por viajar de avião ou trem, que pode ser que evite horas de viagem e congestionamento.

Nessa época, muitos comércios fecham, mas o centro de muitas cidades continuam funcionando normalmente. Tome cuidado caso seu passeio seja em cidades muito pequenas, pois a chance da grande maioria do comércio está fechada é maior durante a semana do dia 15.

Caso você não vá para cidades litorâneas, você poderá dar a sorte e encontrar o lugar mais vazio, inclusive filas para museu e igrejas. Nessa época os bilhetes costumam estar com um preço melhor também, então fique de olho que pode ser a chance de economizar!

Não esqueça de vir preparado para o calor europeu! As temperaturas são altas e se seu passeio não for na praia, poderá ficar um pouco cansativo. Porém, a boa notícia é que durante essa época acontecem vários eventos em praticamente todas as cidades do país: queima de fogos, shows, eventos típicos, feiras, cinemas a céu aberto, e muito mais!

Espero que tenham gostado da curiosidade que trouxe para vocês hoje! A Itália ainda tem muito o que mostrar para vocês, e eu espero sempre trazer um pouquinho disso para vocês!

Nos vemos no próximo post!

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.