No post de hoje, vamos falar sobre a tão temida passagem pela imigração europeia (italiana), que deixa tanta gente com medo de voltar para casa (e sem necessidade, na maioria das vezes, rs). Por isso, hoje vou dar dicas para vocês sobre como ir tranquilo na sua viagem, e quais os documentos necessários para não ter medo algum na hora de passar na imigração.
Mas só uma obervação importante: lembre-se que brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália por um período de 90 dias!
Dicas importantes!
Sabemos que passar na imigração pode ser algo bem simples, mas como pode te dar muita dor de cabeça. E isso não depende só de você, depende do humor do funcionário, se tem algum fator externo que possa implicar em uma entrevista mais rigorosa (como, por exemplo, ataques terroristas recentes podem intensificar o controle), depende do país para onde você vai (uns são mais rigorosos, por isso, sempre pesquise bem sobre a entrada naquele país) entre muitos outros fatores.
Por isso, fique de olho nessas dicas, que podem, de alguma forma, tornar o seu processo mais rápido e fácil:
Responda só o que for perguntado: evite ficar dando mais repostas do que te foi perguntado. Apenas responda de forma clara e objetiva às perguntas que te fizeram.
Fique calmo: manter a calma demonstra que você não tem nada a temer e que não precisarão desconfiar de você em momento algum. Mesmo que te façam a mesma pergunta várias vezes, mantenha a calma e responda quantas vezes for necessário.
Idioma: não fique tentando falar coisa demais em um idioma que você não sabe falar. Se necessário, eles podem chamar um tradutor para te auxiliar. É melhor falar na língua que você sabe, e, claro, aprender o básico para tentar responder pelo menos poucas perguntas (as principais, pelo menos).
Tenha os documentos em mãos: tenha em suas mãos os documentos necessários para passar na imigração, mas não chegue entregando nada que não for pedido. Deixe de fácil acesso, de preferência em uma pasta, para que, caso seja necessário, possa ter tudo em mãos para entregar ao oficial. Existem documentos extras que podem te ajudar, mas lembre-se que o importante é apresentar apenas o que lhe for pedido.
Não minta: saiba que, se você está com os documentos exigidos em mãos, com todas as possíveis comprovações, e não indo de forma ilegal, você não tem o por que de mentir em momento algum. Caso você esteja indo fazer sua cidadania, é um direito seu dizer isso, desde que tenha como comprovar tudo o que é necessário para sua entrada no país, como dito anteriormente.
Documentos obrigatórios
Para entrar nos países pertencentes à Zona Schengen, você precisará ter em mãos alguns documentos (obrigatórios), entre eles:
- Passaporte: com validade de 3 meses após sua saída da Área Schengen, e ter sido emitido há menos de 10 anos;
- Seguro saúde: com cobertura mínima de 30 mil euros; falei tudo sobre Seguro Saúde nesse post;
- Comprovante de hospedagem: ou carta convite, que comprove que você tem onde se hospedar durante todo o período da viagem. Você pode apresentar reservas dos hotéis ou a própria carta convite (juntamente com os documentos do assinante da carta);
- Passagem de volta: obrigatória e indispensável!
- Comprovação financeira: um dos requisitos básicos para ir para outro país é ter como comprovar que pode se manter no país. Apresente extratos de banco, dinheiro em espécie, saldos em cartões, ou qualquer coisa que comprove que você poderá se manter durante toda a sua viagem. Quer saber quanto levar e/ou como levar o seu dinheiro? Contei tudo para vocês nesse post.
Documentos extras
Alguns documentos extras podem te ajudar bastante, principalmente se você estiver indo viajar à turismo!
- Tenha um comprovante de vínculo com o Brasil: como, por exemplo, um documento que comprove que tem um trabalho, ou uma empresa, etc.;
- Tenha em mãos bilhetes aéreos e terrestres que comprovem seu roteiro;
- A Europa não exige nenhuma vacina para entrar no país, mas já vi em alguns lugares a recomendação de possuir a carteira internacional de vacinação da febre amarela.
Perguntas Frequentes
Algumas perguntas feitas pelo agente da imigração podem ser bem comuns, então é legal já ir sabendo sobre elas para estar preparados e saber o que responder!
- Qual o propósito da sua viagem?
- O que você pretende visitar, quais pontos turísticos (podem até te perguntar sobre eles)?
- Quanto tempo você irá ficar?
- Tem a passagem de volta?
- Onde você irá se hospedar?
- Quanto de dinheiro você está levando?
- Qual a sua profissão no Brasil?
- Você tem o seguro saúde?
- Você tem algum conhecido na Europa?
- Você está viajando sozinho ou acompanhado?
Claro, existem muitas outras perguntas, mas creio que essas são as mais comuns feitas pelos oficiais. E lembre-se, sempre diga a verdade, se organize para ter tudo em mãos e saiba que se está tudo correto, não tem o por que barrarem sua entrada no continente!
E você? Já passou algum perrengue na imigração? Conta aqui nos comentários! E nos vemos no próximo post galera!
Ahh, não esqueçam de ver o vídeo no canal sobre o assunto!
Pri, você teria um modelo de carta convite em italiano para disponibilizar?! Grato desde já.
Caio.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou fazer um vídeo semana que vem, e aí estará o link pra download! Beijo
CurtirCurtir
Ola se eu apenas for com a carta convite e nao levar dinheiro vai ter algum problema quanto a isso? Eu estou indo para dinamarca passar 90 dias la
CurtirCurtido por 1 pessoa
Até onde sei a carta convite não substitui a declaração financeira.. pesquisa se tem algum outro documento ou então como fazer a carta onde fala que a pessoa que vai te hospedar irá te manter financeiramente por todo o pedido
CurtirCurtir
Quando olhar essa mensagem ficarei feliz se voce responder obrigada beijos
CurtirCurtir
Periodo *
CurtirCurtir
Oi Priscila,
Estou indo morar na Itália , meu marido tem cidadania italiana mas eu não tenho. Sobre essa passagem de volta pro Brasil por ex? Não vou ter , estamos indo embora pra se Deus quiser não voltar… Pode me explicar como posso proceder. Obrigada . Bjs
CurtirCurtido por 2 pessoas
Oi minha querida. Mesmo indo pra não voltar, pra morar e sendo esposa de um cidadão, você mesmo assim precisará. Pode acontecer se não te pedirem absolutamente nada, mas se pedirem e quiserem, podem arrumar problema, pois pela lei você é obrigada a ter a volta
CurtirCurtir
Oi Priscila,
Meu namorado já tem o passaporte Italiano em mãos, ele vai já pra ficar e eu inicialmente vou por menos tempo, no caso dele é obrigatório ter a passagem de volta?
Desde já obrigada, amo seu canal.
Natali
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi meu bem! Ele não precisa não! 🙂
CurtirCurtir
Oi!!! Estou indo fazer um cruzeiro que vai sair de Barcelona e vai passar pela França, Itália e Portugal, comprei o meu vôo com escala em em Lisboa onde vou fazer a imigração, quais documentos devo levar??? Pois países diferentes, a carta de comprovação de vínculo laboral (Empregatício) ela precisa está autenticada??? Por algumas dessas embaixadas??? Ou não precisa, ou só de um Cartório Brasileiro???
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ixi Lucas pior que não sei!!creio que os pessoais mesmo, e esses que disse como as declarações de renda , o comprovante do Cruzeiro, qlq coisa que comprove sua estadia, até porque só passará em uma imigração. Ah e o seguro saúde também.. creio que seria basicamente o que falei no post, mas se tem algo a mais eu não sei
CurtirCurtir
Olá Priscina, você sabe me dizer se na imigração meu Marido já com o Passaporte e eu com a Carta de Soggiorno, preciso entrar na fila de visitante ou posso ir na fila cidadão/residente? Obrigado
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi! Eu ACHO que são filas separadas. Mas não tenho certeza! Prefiro não afirmar
CurtirCurtir
Oi Pri! Tudo bem? Tenho uma dúvida que está me encafifando. Se a minha intenção é ir viajar para fazer a cidadania do meu esposo, a minha carta de soggiorno e ficar lá vivendo na Itália, eu preciso comprar uma
Passagem de volta para garantir que a imigração não me segure?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi! Tudo joia e você ? Exato! Tanto ele que virá fazer a cidadania e você que irá fazer sua carta, precisam da passagem de volta! Quem não precisa é apenas quem já é cidadão europeu!
CurtirCurtir
ola priscila ! eu estou indo casar meu noivo e italiano.
se perguntarem na imigração eu falo ou so falo que vou a turismo?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pode falar que está indo casar desde que esteja com todo o resto ok: comprovante de hospedagem de onde ficará (se ficará com ele, a carta convite e os documentos dele), comprovação de renda, documentos que usará no casamento, passagem de volta.. essas coisas que todos têm que ter
CurtirCurtir
Oi Pri. Pretendo ir sozinha para a Itália em abril, mas com um pacote com guia, porque não sei italiano nem inglês. Será que a imigração poderá “encrencar” comigo, por estar sozinha e não souber outras línguas? Obrigada
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi!! Não! Se tiver tudo exigido em mais, não terá problema algum! Vá tranquila! 🤗
CurtirCurtir
Oi Pri, meu nome é Eduardo, tenho 56 anos tô indo a Itália em março, não domino o idioma, falo poucas palavras, tenho todos os documentos mas tô com um pouco de medo de não me fazer entender, te pergunto tem tradutor e como pedir ajuda. Obrigado. Um abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ola! Na imigração, mesmo que você não fale italiano, eles têm que dar um jeito! Você não é obrigado a falar o idioma! Nesse caso, viria sim um tradutor !
CurtirCurtir