Creche e escola para crianças na Itália

MINIATURANa Itália, o sistema educacional é dividido da seguinte forma:

  • Asilo nido: 0 a 3 anos;
  • Scuola Materna: 3 a 6 anos;
  • Scuola primaria: 6 aos 11 anos;
  • Scuola secondaria: 11 aos 14 anos;
  • Scuole superiori: 14 anos em frente.

Uma coisa importante a se lembrar é que, na Itália, o ensino até a criança completar 6 anos é facultativo, ou seja, a criança só é obrigada por lei a frequentar a escola a partir dos 6 anos (que seria, no caso, na scuola primaria).

Asilo Nido

A creche aqui na Itália é chamada de Asilo Nido e é paga! É para crianças de 0 a 3 anos, e inicia as “aulas” em setembro e vai até o mês de junho. Os horários são diversos: você poderá encontrar a que funciona só na parte da manhã, ou a que vai até as 14, ou às 17 e até mesmo às 18:30 horas.

Como dito ali em cima, o asilo nido é pago, porém existem as privadas e as que tem convênio com a prefeitura, que seriam os “Asilo Nido Comunale“, e nesses você pagará menos, pois dependerá da sua renda.

Aqui na Itália existe um documento chamado ISEE, que é praticamente o documento que comprova sua renda e que poderá te ajudar na escola das crianças. Baseados na sua renda, eles chegarão a um consenso de quanto aquela família poderá pagar pela escola da criança: ou seja, quanto menor for sua renda, mais descontos você terá na mensalidade.

No sul, os valores são mais baixos e na Região de Trentino Alto Adige são mais caros, e, de acordo com uma pesquisa realizada, as cidades em que os preços estão subindo mais são Roma, Veneza e Chieti.

Se você optar por uma escolinha privada, achará facilidades como fazer a matrícula em qualquer época do ano, achar mais flexibilidade dos horários e etc. Já na “comunale”, você precisa ficar atento à data de inscrição (na maior parte das vezes feita online durante um período certo) e torcer para você se enquadrar e poder matricular seu filho, uma vez que a concorrência pode ser grande. Um detalhe importante é que nessas creches a preferência é dada para crianças que tenham os pais trabalhando fora de casa.

Encontrei alguns exemplos de preços das creches públicas, que variam de acordo com o ISEE, ou seja, de acordo com sua renda!

Esse primeiro exemplo é da cidade de Bologna. Na primeira coluna, está descrito o valor do Seu ISEE. A segunda coluna se refere à valores da creche com horário integral, a terceira à horário reduzido porém com alimentação e a última coluna para quem quiser deixar os filhos apenas duas manhãs durante a semana, porém sem refeição.

bologna 1

Esse segundo exemplo são valores na cidade de Pisa. A primeira coluna é a sua renda (ISEE), a segunda coluna se refere à creche que disponibiliza local para a criança dormir, a terceira sem o local para criança dormir, a quarta coluna é o valor para quem quiser que a criança frequente apenas o espaço de jogos e a última coluna mostra os valores das refeições por dia.

pisa 1

E, para finalizar alguns valores dos Asilo Nido Comunale, temos a cidade de Triste. Na primeira coluna, como sempre, você encontra a faixa de renda, na segunda coluna os valores para quem frequentar até às 13:30, na terceira coluna até às 16:00 e na última os valores para quem frequenta até às 17:30. Importante lembrar que esses valores podem mudar de acordo com a quantidade de filhos que você irá matricular.

trieste

Esses foram só alguns exemplos, então, lembrem-se que esses valores variam muito; os horários e o que está incluso também variam.

Os preços das creches privadas são vários! Você poderá encontrar entre 300 até 800 euros, porém, é importante lembrar, mais uma vez, que os valores podem ser vários, depende do que a escolinha oferece e para qual cidade você está procurando.

Scuola Materna (ou Scuola dell’infanzia)

A escola materna italiana corresponde ao Jardim da Infância no Brasil. É para crianças de 3 a 6 anos, na qual você pagará uma pequena taxa mensal, principalmente se tiver alimentação inclusa e será com base no valor do seu ISEE. Existem casos de pessoas que só pagam a alimentação, outras que pagam uma pequena taxa; tudo isso pode variar de região para região. Os horários também podem ser parciais ou integrais e, em vários casos, as preferências das vagas serão para crianças que moram próximas à escola e para quem tem os pais que trabalham fora.

Abaixo, um exemplo de valores de uma escola materna na cidade de Padova:

padova

Agora um exemplo de valores para Reggio Emilia:

reggio emilia

Lembrando mais uma vez que isso varia muito e que, existem pessoas que não pagam tarifas mensais, e sim apenas a refeição. Então minha dica para vocês é procurarem informações específicas da cidade para qual pretendem se mudar.

Espero que o post tenha ajudado de alguma forma!

Tem também vídeo no canal sobre o assunto!

Até a próxima!

 

 

 

 

7 comentários em “Creche e escola para crianças na Itália

  1. Oi Pri tudo bem? Adoro seus posts no blog e no YouTube!
    Porem eu tenho uma duvida, meu marido tem a descendência italiana, e queremos daqui alguns poucos anos irmos morar por ai, mais temos dois filhos e gostaria de saber como sera o processo de cidadania das crianças, é muito difícil achar sobre isso ,se puder fazer um vídeo no Youtube nos explicando seria ótimo! Obrigada! bjos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá meu bem! Super fácil. A cidadania e feita junto com a cidadania do pai. Se forem de menor, não precisam estar na Itália . Se for de maior, tem que vir mas utiliza os mesmos documentos no mesmo comune

      Curtir

  2. Ciao! Buona sera, ragazzi! Tenho acompanhado os posts de vocês e tem sido bem esclarecedores. Mandei um e-mail para vocês antes de ontem e estou no aguardo da resposta. Ho 4 figlioli bellini. Minha dúvida é quanto à moradia porque estou indo para Itália sozinho em agosto ou setembro e ainda não consegui um lugar para ficar e requerer a cidadania. Obrigado!

    Curtir

  3. Oi PRI , sou sua seguidora em todas as suas redes sociais. Ja deve ter me visto por la.
    Entao EU tenho tudo engatilhado para dar sequencia da tao sonhada Cidadania italiana, porem AO descobrir que Meu processo so posso dar sequencia na Italia com um adv de imigacao devido a minha linhagem serie materna ,vejo que sai muito mais caro do que EU imaginava .

    Pois vem duas duvidas. !
    Escolas na Italia aceitam criancas sem o documento, ou ate msm sem o permesso di sugiorno ?

    Se SIM, busca mais informacoes de pessoas que viveram ilegal ( sem a Cidadania ) e seguiram sua vida normalmente.

    PQ tenho conhecidos que dizem que e possivel mais tem suas ressalvas , e sei que VC nao e favor !
    Nao e o Meu caso, estou atraz de visto para IR minha famiglia …

    Grazie mille
    Bacione

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: