Aposentadoria para Brasileiros na Itália

MINI2

No post de hoje, quero falar um pouquinho para vocês sobre como funciona a aposentadoria para brasileiros aqui na Itália (no caso para brasileiros que reconheceram sua cidadania italiana).

Aposentadoria na Itália: como funciona?

A aposentadoria que vamos falar hoje, é a relacionada à idade, que, aqui na Itália, é chamada de Pensione di Vecchiaia, e as regras para se aposentar no país são basicamente:

  1. 20 anos de contribuição;
  2. Ser residente na Itália;
  3. Ter 66 anos e 7 meses de idade (tanto homens quanto mulheres); porém vale ressaltar que esse número varia de acordo com o setor que a pessoa trabalhou, por exemplo: funcionário público, autônomo, etc.

O órgão responsável é o INPS (Istituto nazionale della previdenza sociale). Caso você esteja de mudança e queria saber informações detalhadas ao chegar na Itália, basta se dirigir a este órgão ou procurar algum especialista na área.

Já é aposentado no Brasil?

Para você que já é aposentado no Brasil e quer saber como receber sua aposentadoria na Itália, é simples.

Você pode fazer através de uma transferência bancária: você vai no Banco do Brasil, e escolhe qual o banco na Itália que você receberá a aposentadoria. Importante lembrar que Brasil e Itália tem acordo de “não-bitributação”, então, se um brasileiro leva sua aposentadoria para a Itália ele não sofrerá o desconto de 25% de IR que, via de regra, incide nos demais países com os quais o Brasil não tem o acordo. Basta ir no INSS e fazer os procedimentos próprios.

Ou então pode pedir alguém para fazer a transferência para você através dos meios de transferência de dinheiro conhecidos como Transferwise, Paypal, WesterUnion, MoneyGram, etc.

Tenho cidadania italiana, posso me aposentar na Itália?

O Brasil e a Itália possuem um acordo bilateral da Previdência social de ambos os países. Graças a esse acordo, um brasileiro pode se aposentar na Itália usando o tempo de contribuição que ele já tem no Brasil, bem como o tempo de contribuição que terá na Itália.

Algo interessante de se analisar, é que, caso você venha morar na Itália e contribua aqui, e caso você queira também continuar contribuindo no Brasil, você poderá somar esse tempo de contribuição! Agora, sobre onde escolher para se aposentar, aí é algo que você tem que analisar, ver onde aposentaria mais cedo, onde ganharia melhor, enfim.

Outro direito que você tem na Itália é receber a pensão por morte do cônjuge, mas não tenho detalhes sobre isso para passar para vocês nesse momento.

Acordo entre Brasil e Itália

Se você quiser saber mais sobre o acordo da Previdência entre esses dois países, clique nesse link abaixo: lá estão dispostas várias regras sobre tal acordo, como funciona e tudo mais.

Clique aqui.

Nos vemos em um próximo post!

Um comentário em “Aposentadoria para Brasileiros na Itália

  1. Oi Priscila, já vejo seus vídeos há algum tempo, mas só hoje me inscrevi por aqui. Acessei o linque desse artigo sobre acordo de aposentadoria na Italia, porém lí nele que é um acordo apenas para os Italianos que vem para o Brasil. É isso mesmo?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: