Validação de Diploma na Itália

Uma coisa que temos que ter em mente quando nos mudamos de país, é que algumas coisas mudam, e uma delas é o exercício de algumas profissões e os meios pelos quais se podem exerce-las.

Por isso, validar o diploma é fundamental para quem quer exercer sua profissão na Itália. E, para isso, você passará por duas etapas: Fazer a Equivalência de Estudos na Itália e a Declaração de Valor in Loco.

Hoje nós abordaremos o Reconhecimento Profissional, ou seja, como proceder com a validação para quem quer trabalhar na área.  Existe também o Reconhecimento Acadêmico, porém esse será tema de um outro post aqui no Blog.

Reconhecimento Profissional

O reconhecimento profissional é feito para profissões que são regulamentadas, ou sejas, profissões que possuem uma legislação própria, que determina quais as obrigações a exercer, e  os direitos e deveres que possui em determinado exercício.

Ou seja, esse reconhecimento não é necessário para profissões que não são regulamentadas, como: Publicidade, Marketing, Setor Artístico, Tradutor e Intérprete, Design, entre outras.

Para fazer esse reconhecimento, você deve procurar o Ministério competente da sua profissão (Saúde, Justiça, Educação, etc.), e apresentar a Domanda junto com todos os documentos necessários (que podem variar de acordo com o órgão competente da sua profissão).

Todos os documentos apresentados devem ser Traduzidos e Apostilados, e as cópias necessárias devem ser autenticadas no cartório e não podem ser coloridas.

Para fazer tal procedimento, você deve estar legalizado no país, e apresentar o documento italiano. Os documentos necessários podem variar de acordo com a sua profissão, como eu disse lá em cima, mas geralmente serão os seguintes:

  • Cópia da identidade italiana;
  • Cópia autenticada do título de estudo;
  • Cópia certificada do Título de qualificação da atividade;
  • Inscrição do seu Registro Profissional;
  • Lista do Programa de estudos de todos os anos da Faculdade (onde constem as provas realizadas);
  • Histórico com todas as disciplinas e horas estudadas, diferenciando entre horas teóricas e horas práticas; deve estar incluso o Projeto de Conclusão de Curso;
  • Declaração de Valor in loco emitida pelo consulado italiano no Brasil;
  • Certidão Negativa do Conselho Regional (certificação de que você não tem nenhum impedimento penal e profissional para exercer o cargo);
  • Certificados das atividades que sua profissão te permite desenvolver;
  • Marca da Bollo de 16 euros.

Como proceder na Itália

Após ter juntado todos os documentos e ter feito as devidas legalizações, bem como a emissão da Declaração de Valor, é hora de apresentar todos esses documentos no Órgão competente na Itália.

Você levará todos esses documentos ao seu Ministério (ou então pode estar enviando via correio), juntamente com a Marca da Bollo (lembrando que a quantidade desse selo varia de profissão para profissão, bem como a necessidade de apresentar fotos 3×4, então confira isso antes de ir ao Ministério), e a resposta do seu processo será enviada por e-mail. O prazo é de até 90 dias.

Se forem necessários possíveis procedimentos como: Período de adaptação ou teste de aptidão, ou até mesmo realização de disciplinas a mais para poder fazer tal reconhecimento, você será avisado e orientado sobre como proceder.

Lembre-se que, os documentos e as exigências podem variar de acordo com o Ministério, então antes de iniciar seu processo, consulte no site do consulado ou no próprio site do Ministério italiano e veja quais são os procedimentos necessários para o reconhecimento profissional do seu diploma.

Tem vídeo no canal sobre o assunto:

Abaixo, o link do Ministério da Saúde, para quem atua no setor da saúde e quer saber as informações:

http://www.salute.gov.it/ProfessioniSanitariePubblico/

(Nesse site, vocês encontram para download os formulários e a lista dos documentos, caso não encontrem, eu tenho e posso estar enviando por email!

Abaixo o link do Ministério da Justiça já com a parte de Reconhecimento de Título aberta:

https://www.giustizia.it/giustizia/it/mg_3_4_17.page;jsessionid=2CsRfmiqm2PllgtSCZRkzctB

Agora o site do Ministério da Educação, onde tem os parâmetros para o reconhecimento de professores desde o ensino fundamental até o ensino superior!

http://www.miur.gov.it/web/guest/riconoscimento-professione-docente?inheritRedirect=true

Se você gostou do assunto de hoje, deixa seu curtir e qualquer coisa escreva suas dúvidas ou suas experiências nos comentários!

Nos vemos no próximo post!

6 pensamentos

  1. Olá,estava vendo os preços de mestrado em medicina dentária em Portugal e custa cerca de 7mil euros por ano. Preciso cursar mais 2 anos . Tem ideia de quanto custa na Itália?
    Estava tentando fazer o apostilamento de haia e nem encontro a lista dos cartórios que o fazem,pois não tem papel próprio para tal. Impressionante!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Gente , sério isso do papel? Que absurdo! Infelizmente não sei os preços 😦 nunca olhei de mestrado! Fico te devendo essa . Tente olhar online no site de alguma instituição que ofereça o curso, quem sabe eles divulgam!

      Curtir

  2. Olá! assisti muitos vídeos seu bem antes de vir pra Itália, agora estou na Itália e vi aqui a possibilidade de reconhecer o meu Diploma..tenho uma dúvida onde eu consigo pegar o documento :Inscrição do meu Registro Profissional, até porque trabalhei na Área,mas não tenho esse registro,onde devo pegar…?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.