Veneza, um dos destinos mais lindos do mundo!

mini

Hoje nós vamos falar de VENEZA, essa cidade única no mundo todo e que nos presenteia com muita história, arte e romantismo!

Também chamada carinhosamente de Serenissima, Veneza fica localizada na Grande Lagoa de Veneza, e  está situada sobre um grupo de 117 ilhas que são separadas por canais, os quais são ligados por pontes.

 

A cidade é a capital do Veneto e possui no total mais ou menos 270 mil habitantes, sendo que apenas cerca de 60 mil vivem no centro histórico da cidade.

Durante a idade média, Veneza foi uma grande potência marítima, a capital da histórica República de Veneza, e foi um ponto de parada das Cruzadas. Veneza também foi um centro comercial e artístico muito importante, o que fez dela uma cidade muito rica em praticamente toda a sua história.

HISTÓRIA E ARQUITETURA

De acordo com a história, Veneza foi primeiramente habitada por colonos que abandonaram o Nordeste da Itália e se refugiaram nas ilhas, fugindo das invasões bárbaras daquela época. Isso aconteceu no ano de 421, e foi a partir daí que começaram a erguer a cidade sob as águas.

20180203_150217-Editar-2

Até o final do século XIII, Veneza era considerada uma das regiões mais prósperas de toda a Europa, e possuía um dos mercados com as sedas e especiarias mais preciosas de todo o continente.

Para ser hoje a única cidade do mundo na qual um Transatlântico possa navegar em meio às suas edificações, Veneza teve que abrir novos e profundos canais, os quais melhoraram o transporte das embarcações e ajudaram a manter o movimento das águas.

CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico fica localizado na Lagoa de Veneza, onde pode ser percorrido apenas a pé, ou então através de barcos e gondolas. Além de possuir a maior rede de calçadas do mundo, a cidade possui cerca de 177 canais, 400 pontes e 117 ilhas.

16649550_1288846294529566_7481234932272756285_n

CLIMA

Veneza é marcada por estações bem definidas e rigorosas! O verão é extremamente quente e o inverno bastante rigoroso. Então, independente da época, saiba que tem que ir muito bem preparado, ou com muito protetor, ou com bastante roupa haha

GÔNDOLAS

Tem algo mais charmoso do que aquelas gôndolas naqueles canais maravilhosos? É uma das características mais marcantes da cidade e, apesar de datar seu uso do ano de 1600, é muito usada até hoje, só que agora por parte dos turistas, ou então em ocasiões específicas, como casamentos ou funerais.

 

Atualmente, os venezianos viajam em barcos motorizados, os chamados VAPORETTI, e as “gondolas” de uso em comum são chamadas TRAGHETTI, onde os passageiros atravessam o grande canal.

O passeio custa 80 euros, tem duração de passeio entre 30 e 45 minutos, e passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

CULTURA

Veneza é considerada uma cidade de artes, com diversos museus e academias, além de possuir uma das maiores bibliotecas da Itália, que contém uma das mais ricas coleções de manuscritos do mundo.

A cidade conta com dois eventos mundialmente famosos: O Festival Internacional de Cinema e o Carnaval de Veneza.

O Carnaval de Veneza teve origem no século XVI, e era onde a nobreza da cidade se fantasiava para poder se misturar com o resto da população da cidade. É marcado pelas fantasias usadas não só por moradores, mas também por turistas de todo o mundo, baseadas em figurinos do século XVIII, com o uso de belas máscaras, onde o chapéu de três pontas e a famosa capa de seda negra não pode faltar! É algo lindo e único de se ver! Faz com a gente se transporte para uma outra época e sinta uma magia e algo totalmente diferente que não se encontra em nenhum outro lugar!

 

Infelizmente para quem vai conhecer a cidade pela primeira vez, pode ficar um pouco complicado devido à grande quantidade de pessoas. Porém, Veneza é lotada durante todo o ano, então na minha opinião, é um evento que vale muito a pena ser visto!

PIAZZA SAN MARCO

O ponto mais famoso de Veneza, e uma das praças mais bonitas não só da Itália, mas também do mundo, a Praça São Marcos foi marcada por grandes acontecimentos importantes da República de Veneza e nela estão localizados o Palácio Ducal, a Basílica de São Marcos e o Campanário da Basílica. Para subir no Campanário se paga 8 euros e a vista lá de cima vale muito a pena! Só cuidado para não perder muitas horas do passeio com filas! Tente se programar e evitar os horários que mais lotam!

 

A praça fica no ponto mais baixo da cidade, e possui um esquema para evitar inundações por chuvas, com um escoamento da água da chuva para a Lagoa. Porém, em casos em que a maré sobe, pelo fato de ser o ponto mais baixo, é um dos locais mais afetados e onde ocorre o maior alagamento.

SAN GIORGIO MAGGIORE

Logo saindo da Piazza San Marco, olhando da Lagoa, a vista é maravilhosa. Ao longe se vê San Giorgio Maggiore, uma igreja construída em 1610, com uma fachada toda em mármore, localizada numa ilha em frente à praça e, para chegar, basta pegar o Vaporetto. A vista do alto da torre da igreja também é algo que vale muito a pena.

 

PONTE RIALTO

Uma das mais bonitas e antigas de Veneza, a ponte formada por arcos é a mais famosa do Grande Canal. De acordo com a história, no ano de 1444, quando estava acontecendo um desfile naval e várias pessoas estavam assistindo, ela acabou caindo com toda a multidão que estava ali reunida. Ela voltou a cair em 1524 e, apenas em 1551, foi feita uma proposta para ao invés de continuar sendo de madeira, ser construída com pedras.

A que vemos hoje em dia é apoiada por cerca de 600 estacas de madeira e foi construída no ano de 1588.

 

PONTE DEI SOSPIRI

Umas das pontes mais fotografadas de Veneza, a Ponte dos Suspiros fica localizada perto da Piazza San Marco, e liga o Palácio Ducal até a Prigioni Nove, o primeiro edifício do mundo construído para ser uma prisão.

 

Existe uma lenda, que dá significado ao seu nome que conta que, em tempos remotos, os prisioneiros que atravessam por baixo da ponte nas gondolas, suspiravam debaixo dela, pois era a última vez que veriam o mundo ali fora, antes de chegarem na prisão

GRANDE CANAL

Além de ser o maior e mais importante canal da cidade, possui uma vista maravilhosa! Ele corta a maior parte da cidade, e nele se pode passear com as gondolas e com os Vaporetti.

 

Bom, eu espero que com o pouco que contei para vocês, tenha dado para mostrar as belezas dessa cidade, e ter despertado mais ainda a vontade de conhecer essa cidade! Afinal de contas, Veneza é única e incomparável!

Se você quer conhecer ainda mais sobre a cidade, aproveita para ver o nosso VLOG, vou deixar aqui em baixo!

Até a próxima!!!

3 comentários em “Veneza, um dos destinos mais lindos do mundo!

  1. Quando pisei em Venezia foi essa sensação que tive ” um dos lugares mais lindos do mundo”, tudo alí encanta, as vielas, escadarias, até o cheiro de peixe kkkkk. É um lugar incrível e apaixonante!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: