Custo de vida na Itália: é ou não é barato?

destaque

Fala povo, tudo bom com vocês?

Animados para o assunto de hoje? Eu estou haha. Antes de vir embora, esse assunto era um dos meus preferidos. Eu pesquisava sobre várias coisas e, quanto mais eu olhava, mais animada eu ficava para vir morar fora. Esse é um tema para vários posts na verdade, mas, vou tentar resumir só para vocês terem uma noção básica das coisas, então, vamos lá!

O custo de vida aqui na Itália, se comparado aos países do Norte aqui da Europa, é bem mais em conta, só perde para alguns países como a Espanha e Portugal, por exemplo. É claro que não posso dar valores exatos para vocês, porque os mesmos podem variar (e muito) dependendo do estilo de vida. Mas isso é como em qualquer outro lugar, então, vou basear em valores mais comuns, que é o que você gastaria para viver bem. Mas, já adiantando, vou responder o título do post: sim, é MUITO BARATO, principalmente quando comparado ao do Brasil. Os gastos mensais são extremamente menores, e, com o que você ganha no mês, você cobre as despesas e consegue fazer muito mais coisas do que no Brasil. Então, vamos falar sobre isso um pouquinho?

ALUGUEL NA ITÁLIA

Aqui na Itália, os apartamentos ( ou casas) são chamados por nomes específicos. Por exemplo, aqui você encontra os Monolocales, Bilocales, Trilocales e por aí vai. A diferença está na quantidade de cômodos. Por exemplo, um monolocale seria um Quitinete, um bilocale seria com dois ambientes, como um quarto e sala com cozinha aberta, e por aí vai. Então é bastante comum nos anúncios de aluguel você encontrar a descrição de: Aluga-se (em italiano, é claro haha) Bilocale no bairro tal. Estou falando sobre isso só para dar exemplo para vocês sobre os preços.

Assim como em qualquer lugar do mundo, o valor do aluguel aqui varia de cidade para cidade e, é claro, de bairro para bairro, de tamanho da casa, e por aí vai.

Os preços variam entre 400 e 1200, por exemplo. Você encontra um Bilocale por 500 euros e, na grande maioria, todos os apartamentos vêm mobiliados. Uma casa maior, como um trilocale, sai em média 700/1000 euros, mas, é como disse, isso depende de bairro, cidade, etc.

Aqui em Pisa, você consegue um bilocale bom por 500 euros em um bairro próximo ao centro. Se quiser um apartamento maior, com boa estrutura, no centro histórico, por exemplo, você pode pagar uns 900 euros (ou até menos, posso arriscar uns 700). Se alugar em bairros mais distantes, consegue achar por até 400 um monolocale. O preço do condomínio é, na grande maioria das vezes, muito barato (15 ou 20 euros), ou já está incluso no valor do aluguel. Talvez, em um apartamento muito bom, você encontre condomínio por uns 100 euros, mas já está incluso ou o gás, ou a água.

Não é que a Itália tem o melhor preço de aluguel. Nesse quesito, achei que fosse mais em conta, mas, mesmo assim, acho bons os preços. Até porque, um aluguel de 1500 euros, por exemplo, é um baita apartamento, todo mobiliado, em um ótimo bairro.

TRANSPORTE PÚBLICO

Na minha opinião, os preços são bons. Os valores variam: para ônibus dentro da cidade: 1,00£ até 1,80£; para linhas extra urbanas: 2,00£ até 2,50£ em média; ou, para distâncias maiores, até 5,00£. Lembrando que valem por 70 min. Os metrôs custam em média 1,50£. Você pode optar pelo abonamento mensal, que custa em média 30 euros e te dá acesso ilimitado.

DESPESAS MENSAIS

Para mim, essa é uma das melhores partes. Os valores são ótimos! Variam de estação para estação, como do verão para o inverno, por causa do uso do aquecimento, ou ar condicionado, por exemplo. Aqui se paga os boletos de 2 em 2 meses, então, lembre-se que esses valores incluem a despesa por 2 meses!

ÁGUA: a água está inclusa no condomínio, não sei dizer muito bem quanto sai, mas, custa cerca de 1 a 1,50 euro por m³ de água.

ENERGIA: varia entre 30 e 60 euros. Aqui, por exemplo, somos em 4 e pagamos, de dois em dois meses, 60 euros.

GÁS: os valores, é claro, variam do inverno para verão, uma vez que os chuveiros são todos a gás e ainda se usa o aquecimento. No verão, uma casa de 4 pessoas, o valor gira em torno de 70£. Já no inverno, os preços sobem bastante: pagamos cerca de 350£. Mas, lembrando que todos os valores são referentes a 2 meses de uso, e para 4 pessoas.

INTERNET E TELEFONE: Os valores são praticamente uma piada na minha opinião. São muito baixos. Você consegue, por exemplo, ter um ótimo plano de celular pagando 15 euros: uma internet de 7Gb, chamadas e SMS ilimitadas, e ligações para o Brasil por 0,08 centavos o minuto. A internet, aqui em casa, por exemplo, sai por 10£. Nosso plano é de 20 Mb, mas você encontra outras opções. Os valores variam entre 10£ e 30£/mês.

ALIMENTAÇÃO: Meu tema favorito haha. É muito fácil se alimentar bem na Itália gastando pouco. Isso é tema para um post especial, que vou estar escrevendo para vocês, com valores detalhados, mas, já vou dar uma pequena ideia aqui para vocês. Vou usar 2 pessoas como exemplo, para ficar mais fácil: o valor mensal será em torno de 200,00£ (até 250,00£). Os preços dos supermercados são ótimos, diferentemente do Brasil. Aqui você compra ótimos produtos, pagando pouco. Não existe diferença gritante de preços de um produto para o outro, e nem a qualidade varia muito. Então, na maioria das vezes, pagando centavos de diferença, você pode levar algo melhor para casa. Já referindo ao preço de uma refeição na rua, você gastará em torno de 10 a 15 euros em um almoço com bebida, isso comendo muito bem. Se quiser um lanche mais leve, ou algo mais comum, você consegue gastando 5 euros ou até menos. Tem muita promoção aqui. E elas são de verdade! Descontos de 50% ou leve um e o outro é de graça, são constantes nos supermercados.

GASTOS EXTRAS: ingressos de cinema (de 2£ a 7£); boliche (em média 7£); academia (mensal varia de 35 a 80£ e anual você encontra por 250£).

SALÁRIO MÍNIMO

Outro tema digno de um post. É muita coisa para falar, então, vou resumir ao máximo. O país não estabelece um valor fixo, podendo variar de região para região. Outra coisa que você tem que saber é que o valor não é alto e não varia muito de cargo para cargo (o que ajuda a não ter no país uma diferença social grande como vemos no Brasil). Lembrando que, questões que dizem respeito a educação, saúde e segurança são bem estabelecidas na Itália, à disposição de todos os habitantes, valorizando, nesse caso, o valor do salário.

Para empregos que não exigem uma qualificação formal, o salário mínimo gira em torno de mil euros mensais. Àqueles que exigem uma qualificação média, geralmente gira em torno de 1.200 euros. Já para empregos com qualificação técnica exigida, o valor fica em torno de 1.400 euros. Agora, aqueles trabalhos que exigem formação superior, o mínimo gira em torno de 1.500 até 5.000 euros. Analisando esses valores, você tem que lembrar que o custo de vida no país não é alto, e que você tem acesso à muita coisa no país. Ou seja, com o valor mínimo, você já consegue ter um padrão de vida razoável, e, se forem em dois, com o salário menor, você consegue ter um bom padrão de vida.

Enfim, baseando-se nos valores, você verá que o custo mensal que você terá será muito em conta, diferentemente do nosso país, Brasil. Em outros posts mais detalhados, vocês verão como as coisas em geral são baratas e acessíveis, o que faz valer a pena todo o sacrifício de mudança de país. Bom, isso na minha opinião, é claro!

Quer saber mais? Fique ligado nos próximos posts sobre o Custo de vida. Falarei mais detalhado sobre vários assuntos. Vai ter também vídeo no canal, já se inscreveu? Corre lá e dá uma olhadinha!

Tem alguma dúvida? Pode deixar seu comentário!

Até a próxima!

5 comentários em “Custo de vida na Itália: é ou não é barato?

  1. O Banaca é que os dados de custos que vc passou são de Pisa, uma cidade toscana extremamente turística. E mesmo assim o custo de vida parece convidativo.Agora imagine em cidades médias menos conhecidas? O custo de vida deve ser mais baixo ainda

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: