Vamos falar sobre Itália?

Nos posts anteriores, falei sobre a minha vinda e do meu esposo para a Itália (leia aqui) e sobre o que devemos pensar antes de mudar de país (leia aqui). Como já disse nos outros posts, é fundamental (posso dizer que é até indispensável) que você conheça sobre o país para o qual planeja se mudar. Então, vamos começar?

Tem muita coisa que quero compartilhar com vocês, mas, como não tem jeito de colocar tudo em um post só, vamos ir por partes. Para começar, vou falar um pouco do país onde estamos morando há 1 ano: A bela Itália!

ARQUITETURA

Me apaixonei à primeira vista. A Itália é linda gente! Não tenham dúvidas. Para quem é um amante de arquitetura antiga como eu então, é difícil não ficar admirado toda vez que conhece uma nova cidade. O país tem uma arquitetura com característica própria, sendo impossível você não saber que onde você está é a Itália. As cidades menorzinhas então, com suas casinhas de pedra, com janelas verdes e com floreiras penduradas…. São um charme!

Se você observar, em várias cidades as cores das casas seguem um padrão, e a arquitetura também. Para vocês terem uma ideia, a maioria das reformas externas (e internas em vários casos) têm que ser aprovada pela comune (prefeitura) para ser realizada, ainda mais porque grande parte das construções são históricas.

Assim como toda boa cidade italiana, igreja católica não falta! E sinceramente, a arquitetura das igrejas na Itália é a coisa mais impressionante que já vi! Se você vai visitar algum lugar na Itália, não deixe de entrar nas igrejas! Vale a pena. Elas vão do estilo gótico ao clássico, e até ao Barroco, com suas maravilhosas obras de artes feitas nos tetos e suas deslumbrantes cúpulas (sem dizer que a Itália foi o berço de grandes nomes como o de Da Vinci e Michelangelo).

Clique para ver a imagem em tamanho maior.

A Itália, em geral, tem uma grande influência grega e romana, com construções feitas com muitas colunas, os grandes anfiteatros, arcos do triunfo, entre outros.

A maioria das cidades (mesmo as grandes) são compostas por seus inúmeros becos com ruas de pedras, onde você se perde passeando e admirando a paisagem, principalmente na região da Toscana, que é onde moramos. É característica das construções possuírem pedras irregulares, na maioria das vezes rústicas e de várias formas, que datam da idade média. É só fazer um passeio por Siena, Volterra, e outras cidades que você vê esse tipo de construção. Elas dão um ar de cidadezinha do interior e deixam a Toscana mais linda ainda.

Clique para ver a imagem em tamanho maior.

COMO SÃO AS CASAS NA ITÁLIA

Como disse ali em cima, as casas na região da Toscana têm uma característica mais específica. Porém, o que vou comentar aqui com vocês é mais uma questão da característica em geral das casas, e não se são mais antigas ou mais novas.

Na Itália, por exemplo, toda casa tem um bidê no banheiro, o que para mim, sinceramente, é a coisa mais tosca da vida haha E quando falo toda casa, é toda casa mesmo gente! Sem exceção! E eles usam! E muito! Mas, já vou adiantando uma coisa em: não é só italiano que é adepto ao bidê não ok? Vou defender os italianos nessa! Isso é coisa de europeu. Já ouviu falar daquela velha história de que italiano não toma banho né? Realmente, não toma mesmo, mas isso no inverno, por isso existem os bidês haha mas não é que eles não tomam, só não é muito cotidiano, mas, mesmo assim, não podemos generalizar ok? Não são todos.  Mas, tem muito francês que faz isso também, entre outras nacionalidades. Então, aqui na Europa, o bidê é rei haha

Ainda sobre os banheiros: eles não possuem ralos! Exatamente. Não tem como lavar o chão, por exemplo, porque a água não tem para onde escorrer. Pode até haver casa que possui, mas é algo que se conta no dedo. Na verdade, em praticamente lugar nenhum da casa você encontra um ralo, o que é um desespero para qualquer bom brasileiro haha. Ah, aproveitando o assunto, rodo também é uma coisa obsoleta aqui. Você vê, mas é raro! Aqui se usa esfregão (o que para mim mais suja do que limpa).

Outra característica super marcante das casas na Itália são seus varais debaixo das janelas no lado de fora. Onde você vai, você vê várias roupas penduradas, e isso acabou se tornando uma característica. Eu particularmente acho bonitinho haha. É bem estranho, mas depois que você começa a passear pelos lugares, você acaba vendo que aquilo ali faz parte da característica do lugar e, Itália sem roupa pendurada no varal debaixo das janelas, não é Itália! Um hábito bem comum e que funciona é, durante o inverno, como as roupas não secam do lado de fora, e dentro quase nunca se tem um local para varal, é colocar elas sobre os aparelhos de aquecimento. Aí elas secam rapidinho, mas acabam esfriando a casa toda haha.

Clique para ver a imagem em tamanho maior.

Área de serviço é algo não muito comum aqui também. Geralmente não se veem tanques, e as máquinas de lavar ficam na cozinha ou no banheiro.

As cozinhas, para mim, são um charme! A maioria das cozinhas que você encontra para comprar, ou até mesmo as que já vem na mobília do apartamento, possuem móveis embutidos. É uma característica forte de design das cozinhas em toda a Itália, e você sempre vê que a geladeira, a máquina de louças entre outros, ficam atrás das portas dos armários.

Geralmente, quando você procura uma casa para alugar, a grande maioria já vem toda mobiliada. É muito comum, muito mais do que no Brasil, e os preços não sobem por isso, a não ser, é claro, que você esteja olhando uma baita casa de 200 metros quadrados toda chique ne? Aí já são outros quinhentos haha.

TRANSPORTE PÚBLICO

A Itália não peca nesse sentido. A não ser em cidades pequenas, onde você encontra uma quantidade menor de ônibus, mas, mesmo assim, são ônibus ótimos e com preços bem mais acessíveis que no Brasil. A passagem, aqui em Pisa, por exemplo, custa 1,40£ e vale por 70 min. Você pode optar também pelo abonamento mensal, que acaba saindo muito mais em conta.

Em cidades maiores, as linhas de ônibus funcionam muito bem e te levam para todos os lados. Porém, contam também com uma ótima rede de metrôs e bondinhos. Só em Roma, devido à idade milenar da cidade, que a linha de metrô é pequena e não passa por muitos lugares, mas, em Milão, por exemplo, o metrô te leva para todos os cantos, principalmente se você for turistar: você consegue ir de ponto turístico em ponto turístico muito fácil. É ótimo! Sem contar com a linha dos Bondinhos, que cortam a cidade toda. Para quem não tem abonamento, o metrô fica por 1,5£ em média, ou cerca de 7£ por 24 horas.

Sem falar nos trens, que te levam para todos os lugares e por preços extremante acessíveis. Mas isso é assunto grande, que merece um post só para ele!

Na Europa em geral, bicicleta reina! Todo mundo anda de bicicleta. É fácil, as paisagens da cidade ajudam no passeio, além de custarem muito menos do que no Brasil. Você não precisa morrer endividado só por causa de uma bicicleta.

Bom, é tanta coisa para falar, que se escrever tudo em um post só, vai ficar muito grande, então melhor parar 😛 Mas vem bastante coisa interessante por ai. Vou falar para vocês sobre segurança, educação, trabalho, custo de vida, alimentação. Ixi, é muita coisa! Se você se interessa pelo assunto, não deixe de acompanhar o blog!

E aí, tem algo a dizer ou me perguntar? Você sabe de alguma curiosidade legal da Itália que você queira compartilhar? Deixe seu comentário ali em baixo que terei o maior prazer em responder!

Nos vemos no próximo post, fique ligado!

6 pensamentos

  1. Top o assunto e muito bom o post. Realmente existe tanta coisa a se falar Que, melhor vir vários outros posts abordando cada assunto separadamente. Mas sem dúvida, esse post desperta o interesse e a vontade em qualquer um conhecer esse país maravilhoso. Ansioso pelas próximas novidades.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.